segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ronaldo exemplo?

Alexandre José
Certo dia numa aula de Geografia um professor fez a seguinte pergunta: por que no Brasil os jogadores de futebol são tidos como ídolos. Ele criticava essa postura do povo brasileiro, e também dizia que para ele era melhor torcer pelo Marcos Pontes. Marcos Pontes, para quem não sabe, é o primeiro astronauta brasileiro. Meu professor dizia que esse homem merece respeito, estudou para chegar aonde chegou. Enquanto um jogador de futebol geralmente não tem estudo e nesse país é mais reconhecido do que qualquer outro profissional.
Esse questionamento levo até hoje guardado em minha memória. E mas do que nunca entendo os argumentos do meu antigo professor. Mas ele sabe tanto quanto eu que o Brasil é o pais do futebol, e nada mais justo essa idolatraria por parte da mídia e das pessoas em geral. E é a mídia que propaga os deuses do futebol, nos deixa perto dos “heróis brasileiros”. Transforma Romário em gênio, Ronaldinho Gaúcho em estrela e Ronaldo Nazário em Fenômeno.
Aliás, Ronaldo, o fenômeno, jogador chave nas últimas conquistas do Brasil sofre agora não só com a má-fase, mas com vigilância 24 horas pela mídia. O jogador que está na fase terminal da carreira vem sendo perseguido, em Ibiza, na Espanha por milhares de fotógrafos. Estes com muito êxito têm garantido boas fotos, a mais cruel mostra Ronaldo fumando. Um belo exemplo de esportista. Exemplo de pessoa, que através do esporte pode ser ídolo de muitas crianças. E creio eu na existência de vários pequeninos espalhados pelo Brasil e no mundo, que um dia sonham ser igual ao Ronaldo. Eu não quero e nem vou pensar numa criança tendo esse jogador como ídolo. Eu acho que a criançada tem de ter os pais como exemplo de vida, independente de como eles sejam.
Parece moralista demais, não é. Eu sou apaixonado por futebol, mas não admito nem que meus irmãos olhem um jogador como ídolo. Muito menos Ronaldo. Não digo que não tenham jogadores exemplos, existem muitos, mas prefiro vê-los só como jogadores, nada mais que isso.


Foto:Globo.com

Nenhum comentário: